A
Pandemia provocada pelo COVID-19 está reconfigurando os negócios. Diversos
países em lockdown e boa parte dos comércios e prestadores de serviços
fechados. Mas mesmo assim as pessoas seguem consumindo e, dependendo do
produto, até muito mais. Além de alimentos em geral e medicamentos, lojas de
roupas, móveis e utensílios diversos que estão online estão aumentando suas
vendas.
Se
a sua empresa está pensando em se estabelecer nesse mundo digital, e
intensificar as operações no e-commerce, vamos compartilhar os cinco pontos de
atenção que a MicKinsey & Company, líder mundial no mercado de consultoria
empresarial, defende:
Determinação
– Enfrentar o desafio que o COVID-19 é para a força de trabalho, clientes e
parceiros.
Resiliência
– Trabalhar os desafios da gestão de novos prazos e questões mais amplas e
novas para o negócio.
Retorno
– Elaborar um plano detalhado de retorno, de forma rápida e compensando o tempo
perdido.
Reconstrução
– Entender que este pode ser o “novo normal”. Entender os impactos dessas
mudanças e aprender a reinventar sua empresa.
Reforma
– Pesquisar e entender as adaptações que sua empresa precisará
(regulamentações, gestão, fornecimento, empresa para fazer a logística do seu
negócio...).
Atento
a essas mudanças no negócio e no mundo você consegue se reinventar no seu nicho
de trabalho, e assim ter a oportunidade de alcançar novos públicos e facilitar
as coisas para o seu público tradicional.
Para
trabalhar com vários canais de distribuição você precisará de mais
fornecedores, e também intensificar o seu marketing (lembre-se, sua empresa
precisa ser vista para ser lembrada em todos os momentos), além de precisar ter
funcionários treinados para essa nova etapa. Sem falar da necessidade de
estruturar o processo de distribuição e logística. Um projeto amplo desses vai
precisar de armazéns, sistemas, enfim, uma gestão de estoques bem organizada.
Em
primeiro plano essa mudança pode parecer um tanto assustadora, afinal estará
lidando com um grande leque de variáveis, além de ainda precisar se estruturar
em um universo novo, que é o da logística para dar vazão com qualidade dessas
compras virtuais. É justamente para isso que a MLC existe!
Trabalhamos
para você e com você em todas as áreas que sua empresa precisará nessa nova
jornada. Recebimento, inspeção, armazenagem e estocagem quando seus produtos
vierem dos fornecedores. Gestão minuciosa do seu estoque com software próprio
para isso. Picking, packing, shipping e transporte rodoviário atendendo seu
mercado.
Dessa
forma você investe nessa sua nova frente de negócio, com tempo para pensar em
seus colaboradores, clientes e fornecedores. Cria um marketing focado no seu
público, aumentando suas vendas e expandindo sua marca. E toda a parte de
logística fica conosco, o que tornará esse novo desafio mais tranquilo, divertido
e exitoso.