Como diminuir os estoques de produtos com giro lento?

sex, 12 de junho de 2020 às 09:28

Primeiro de tudo, você já  identificou os produtos com giro lento em seu estoque? 

Normalmente são produtos voltados à nichos específicos, produtos pensados no seu pós venda ou até mesmo itens específicos de séries exclusivas da sua empresa. 

Investir nesse tipo de produto sem ter cuidado pode sobrecarregar significativamente os recursos de caixa e reduzir o retorno do capital investido (ROIC).

Sua empresa pode tentar diversas abordagens para lidar com estes altos índices de inventário, mas nem sempre eles resolvem seu problema. Muitas vezes abordam apenas parte ou não identificam a dinâmica do estoque com giro lento.


Trabalhar com informações em tempo real do seu estoque, ter capacidade de análise dos SKUs e utilizar métricas corretas contribuem para uma gestão mais eficaz deste problema sem queda de vendas .

Trabalhando com campanhas que visam a diminuição desse estoque a sua empresa pode contar com as lógicas e processos de controle da MLC para seu favor e maior crescimento. 

Esse olhar permite o lançamento de quatro campanhas, classificadas na ordem do maior valor criado:
1)Produtos disponíveis para vender - Encontrar clientes que podem estar prontos para comprar, a empresa desenvolve um modelo prospectivo capaz de gerar leads altamente prováveis.  O modelo contempla pedidos históricos, estoques existentes  e eventos futuros de vendas.  

2)Kitting / de-kitting - Para tornar a oferta do produto mais atraente, a empresa cria diferentes itens combinados em kits e conjuntos.  Isso permite duas estratégias diferentes: “kitting”, em que itens de baixa velocidade são agrupados com peças mais populares e de movimento mais rápido, para criar um pacote atraente para clientes específicos, e “dekitting”, em que itens com maior potencial de demanda são removidos dos kits existentes e vendidos individualmente.

3)Compre pela última vez - Para produtos se aproximando da obsolescência, ofertas de última compra a clientes ou distribuidores.

4)Leilões online - Quando  não conhece o potencial de mercado de um SKU, pode oferecer o SKU para venda por meio de uma plataforma de leilão do setor a todos os seus clientes .


O estoque lento é uma realidade para as organizações de varejo e industriais.  Essas empresas dependem também de sua capacidade de fornecer produtos difíceis de serem adquiridos pelos clientes.  

No entanto, isso não significa que o estoque deve ficar fora de controle.  

Como mostra a experiência, a combinação de gerenciamento disciplinado de inventário e uma abordagem inteligente e criativa de vendas pode transformar um penoso inventário em uma poderosa fonte de receita adicional com a uma margem de lucro saudável.