Impacto das tecnologias na logística

sex, 21 de agosto de 2020 às 14:31

      O setor logístico é um dos que mais vem recebendo atenção dos executivos no Brasil, é também o que mais tem recebido incentivos e investimentos. Em um mundo cada vez mais moderno, eficiência e flexibilidade são cruciais. Na logística, não é diferente, a cadeia de suprimento é definida por esses dois meios de melhorar os processos e conseguir destaque no mercado.

      No cenário tecnológico atual, para qualquer atividade existe o auxílio de um recurso tecnológico capaz de otimizar e facilitar a sua execução, independentemente de ser executada por pessoas ou por empresas. A MLC já utiliza softwares que informam de todos os processos para o cliente.

      A área de TI cresceu muito com a logística e seus impactos são sentidos em todas as etapas do processo, desde o planejamento logístico e o transporte até a logística reversa. Além de auxiliarem na coleta de dados relevantes para a tomada de decisões, recursos que simplificam o gerenciamento de atividades, aumentam a produtividade e agilidade das operações oferecendo maior segurança e gerando economia financeira.

      Documentos, planilhas e informações em arquivos de papel dificultam o gerenciamento de atividades, aumentam a chance de falhas e ainda são prejudiciais para o meio ambiente. Os softwares trouxeram agilidade, eficiência e segurança no controle de informações mais confiáveis e precisas.

      Uma das principais vantagens da tecnologia é a otimização do tempo, possibilitada pela integração entre os sistemas sequenciados do ciclo de venda. Assim a comunicação acontece com fluidez e em tempo real. O volume de informações logísticas é muito grande, com a tecnologia se garante maior integridade e confidencialidade dos dados.

      E assim como a tecnologia auxilia na administração ela também amplia o nível de eficiência da produção, automatizando equipamentos e entregando resultados mais adequados a necessidades particulares. Como exemplo temos caminhões mais leves e que consomem menos, sistemas integrados de códigos de barras para estoque e até mesmo novos meios de comunicação com os motoristas.

      Assim o rastreamento se torna em tempo real. Seu estoque fica visível de forma a encontrar produtos com pouca saída e produtos que precisam ser repostos em menos tempo. Suas vendas aumentam conforme você pode ter mais produtos em um estoque terceirizado e com a rapidez da entrega você consegue atingir novos nichos e satisfazer mais clientes.

      Sua empresa parceira no setor logístico precisa ser automatizada. Contar com eficiência e responsabilidade, além de informações em tempo real, fazem toda a diferença em seu negócio. Conheça MLC.