Processos Interligados de Logistica – Supply Chain

sex, 11 de setembro de 2020 às 17:18

      Uma transportadora é apenas um dos elos do supply chain, ou cadeia de suprimentos. Portanto, entender como toda a cadeia logística funciona é fundamental para satisfazer os clientes e garantir a eficiência dos processos. Esse conhecimento é imprescindível, ainda mais no atual cenário do e-commerce. Estimativas são apresentadas de que em 2020 a movimentação total dessa modalidade chegue a  R$106 bilhões somente no Brasil.


      Essa movimentação significa grandes oportunidades de mercado, mas é preciso destacar-se para conquistar vantagem competitiva. Como aproveitar as chances do mercado? Que tal entender como o supply chain funciona e melhorar a gestão do seu negócio?


      Supply chain é um termo in inglês que denomina a cadeia de suprimentos. O ciclo começa no planejamento, depois abastecimento das fábricas, fabricação do produto e termina na entrega ao cliente final. É um tempo que contempla diversas áreas da logística, entre elas:

- planejamento;

- negociação;

- operações;

- armazenamento;

- distribuição de produtos;

- transportes.


      A logística faz parte da cadeia de suprimentos e impacta diretamente o consumidor final. Dependendo da experiência da empresa que você escolher para fazer essa operação por você, poderá ter ótimos resultados na eficiência desses processos.


      O objetivo final da gestão da cadeia de suprimentos é gerar valor, equilibrando o nível de serviço ao cliente oferecido, versus a geração de caixa (EBITDA) e versus o capital de trabalho ou giro empregado para tanto.


      Para garantir esse desempenho, torna-se relevante promover em toda cadeia de suprimentos:

- relação madura e saudável com fornecedores amplos e confiáveis. Evite ficar dependente de um ou de poucos parceiros;

- gestão inteligente de estoques, preferencialmente praticando reposições com base no consumo real do ponto de venda;

- gestão da armazenagem de forma precisa e segura, procurando garantir a acuracidade e organização dos estoques;

- processos de picking, packing e shipping precisos e rápidos, para o que o uso da tecnologia é fundamental;

- planejamento e controle eficaz, atualizado constantemente pelo que ocorre no mercado;

- transporte seguro, organizado e de boa apresentação e relação com o cliente final;

- uso inteligente da tecnologia da informação, ou seja, que efetivamente agregue valor às etapas de cada processo.

 

      A MLC, conta com uma equipe de profissionais com larga experiência na gestão da cadeia de suprimentos, o que facilita a adoção de melhores práticas em qualquer etapa relacionada a esses processos, e ficará feliz em ter a oportunidade de lhe servir e/ou analisar em conjunto a melhor alternativa de otimização da logística de sua empresa. A MLC entende que lhe servindo dessa forma, libera mais tempo seu para focar no desenvolvimento de seus produtos e seu marketing, assim aumentando a qualidade e suas vendas.


      Explorar oportunidades na cadeia de suprimentos lhe permitirá agilizar os fluxos de informação, capital e produtos. Ao mesmo tempo, há redução de problemas e dos gastos desnecessários.


      Buscar melhoria contínua em todos os elos da cadeia de suprimentos é fundamental para garantir a eficiência dessa rede, desde o fabricante até o consumidor final.