Logística para last mile

sex, 18 de setembro de 2020 às 10:56

      Last mile logística é um dos termos mais falados e debatidos no Brasil e no exterior. Mas você sabe o que isso realmente significa e como impacta sua empresa?


      Após um compra em loja virtual, sabemos que existe um longo processo logístico até o produto chegar ao seu destino. E essa última etapa é conhecida como Last Mile ou última milha.

      

      Essa etapa, a last mile representa uma das etapas mais curtas e custosas para as empresas, alguns estudos apontam impactos de até 30% em alguns casos e superior à 50% em outros! Assustador, não?


      E ainda mais em tempos como os atuais onde nos deparamos com diversas empresas oferecendo frete grátis. Ou seja, além de ser um dos maiores gastos, muitos empreendedores precisam arcas com os custos para ter um valor competitivo de mercado.  


      Os principais custos de last mile são: Gerenciamento de Estoque, Frotas internas e externas e processos operacionais.


      Last mile é uma fase critica nas empresas. Além de representar um alto custo é um fator decisivo na experiência do cliente. Estabelecimentos de níveis de serviços cada vez mais altos, clientes mais informados e alta oferta de produtos de qualidade similares faz com o diferencial aloque-se nos detalhes.


      E, desta forma, estes fatores tornaram-se primordiais para revertermos a falta de lealdade que os consumidores 3.0  desenvolveram em relação às marcas. Portanto, resumidamente, o last mile de logística eficiente:


·                     Aumenta chances de fidelização;

·                     Garante vantagem competitiva no mercado;

·                     Melhora a experiência do usuário;

·                     Otimiza custos e investimentos no setor de forma mais focada no cliente;

·                     Corrobora com a imagem positiva da sua empresa, desenvolvendo uma percepção de profissionalismo, segurança e autoridade.

Mas o que você pode fazer para tornar a logística do last mile mais eficiente e menos custosa?

            

      A primeira indicação seria ter opções de ofertas mais flexíveis e trabalhar com automação na sua empresa, tanto no estoque como para envio e recebimento de pedidos. Mas em um mercado tão acirrado quanto esse, onde você precisa investir em produtos, pesquisa e marketing, como pensar em todos esses detalhes?

            

      E nisso entra a terceirização logística. Onde uma empresa parceira com responsabilidade e experiência de mercado consegue administrar esses detalhes e tornar seu last mile um diferencial.

            

      Com seu estoque e armazenamento terceirizado por uma empresa como a MLC, você sempre vai saber quais produtos estão ou não em estoque, números baixos ou excesso de produtos. O que facilitará sua entrega e a fará ser mais rápida, por não depender de uma entrega do produto que já foi vendido.

            

      Contando com uma empresa que lhe ajude nesses detalhes, que saiba a importância de todos os processos serem feitos de forma rápida e prática para que seu cliente sempre fique feliz, você consegue fidelizar seu cliente e competir à altura dos concorrentes.