Você sabia que seu estoque no Supply Chain de Alimentos pode ser otimizado mais de 15 % seguindo esses passos?

sex, 25 de setembro de 2020 às 16:45

      Produção de alimentos é um tema de grande relevância econômica e social, já que alimentação é necessidade fisiológica básica. Por isso hoje vamos discutir os diversos aspectos da logística neste meio, como transporte, manutenção dos estoques e processamento de pedidos, armazenamento, manuseio e programação dos produtos.

      Primeiro de tudo, sabemos que é essencial a eficiência na entrega dos produtos, com melhores condições e prazos corretos. Para não ocorrer perda de produtos e também garantir uma maior fidelização dos clientes. E como já falamos aqui, competência logística é a maior vantagem competitiva do mercado.

      Logística para indústria de alimentos tem diversas particularidades, principalmente por lidar com produtos perecíveis. Significa que precisamos seguir de forma rigorosa o planejamento e cronograma.

      Para começar, precisamos de um bom planejamento. Nele entram todas as etapas, desde encomenda da matéria prima até o recebimento do produto pelo cliente. Nessa parte você avalia seus processos internos e faz uma comparação com seus concorrentes, para sair na frente.

      O segundo passo é o armazenamento das embalagens. Essa parte do processo não pode ter erros, já que é muito delicada e pode gerar prejuízos para a empresa. Utilizar um armazém apropriado, com uma empresa responsável e que entenda dos melhores processos logísticos para sua empresa.

      Você precisa ter um controle rígido do estoque via WMS. A MLC utiliza softwares para você ter total controle dele. Dessa forma evita produção exagerada de algum produto ou falta total de outro. No controle do estoque também entra a verificação da validade dos lotes, para não acontecer perdas por validade.

      Lá no primeiro processo ao comparar com seus concorrentes e fazer o planejamento, você já vai ter uma estimativa de demanda. Com o acompanhamento do seu estoque e feedback dos clientes, você aperfeiçoa a logística e garante um melhor balanceamento.

      Para um processo logístico eficiente você também precisa de um bom relacionamento com seus fornecedores. Assim você nunca ficará na mão sem matéria prima e sempre garantirá produtos na validade. Caso sua matéria prima seja importada ou venha de locais mais distantes, é indispensável uma empresa que lhe auxilie nesse aspecto também.

      E para finalizar seu processo, você precisa contar com parceiros responsáveis e que tenham total comprometimento com a entrega final do seu produto. Seja com a melhor forma de transporte ou com a automação necessária para você e seu cliente estarem sempre avisados sobre os processos.

      A tecnologia nos auxilia em vários locais e na logística não seria diferente. Ela auxilia em todos os processos listados aqui e contribui para uma boa métrica na hora de escolher as empresas que serão suas parceiras nos negócios logísticos.