Você sabia que identificando claramente seus custos logísticos pode reduzi-los rapidamente??

qui, 08 de outubro de 2020 às 09:22

      A logística é um dos elementos mais estratégicos para as empresas, contudo a falta de planejamento, conhecimento ou parceiros especializados faz a empresa ter custos excessivos e retorno muito baixo. Otimizar as operações de sua cadeia de suprimentos e tornar os processos mais eficientes são táticas cruciais para que a empresa possa reduzir custos e ter mais destaque e relevância.

      Previsão imprecisa da demanda, erros, retrabalho, processos repetitivos sem a garantia da qualidade, atrasos, perdas de estoque, logística reversa entre outros problemas que podem aparecer minam a performance da empresa junto a seus clientes e aumentam os seus custos. Para entender de logística e especialmente gestão logística precisa-se saber onde estão os gastos mais expressivos, bem como onde estão as variáveis que mais geram falhas e como resolver isso.

      Já falamos diversas vezes aqui sobre o que é a logística, mas vale lembrar que ela abrange todos os processos que acontecem na cadeia de suprimentos em relação à movimentação de produtos ou materiais. Os custos logísticos são diferentes entre uma empresa e outra, todavia existem aspectos em comum em todas elas.

      Além dos erros logísticos que custam para a empresa, ainda temos os custos logísticos relacionados ao Brasil. O crescimento na economia nacional entre 2004 e 2013 aumentou a demanda de transportes, o que agravou a nossa carência de infraestrutura interna.

      O Brasil continua com a mesma infraestrutura para transporte de cargas similar à que tinha na década de 80. Sabendo do nosso crescimento econômico, da expansão das vendas online e maiores opções em comércio, fica evidente o grau de dificuldade enfrentado. E isso afeta principalmente as empresas que fazem sua própria logística, pois dependem de sistemas engessados e opções limitadas.

      Essa carência na infraestrutura de transportes fica evidente em relação ao Brasil em rankings como o de desempenho logístico, divulgado pelo Banco Mundial de dois em dois anos desde 2007. Na edição de 2014, o Brasil ficou na 61ª posição, a frente apenas da Rússia entre os BRICS. Na construção do ranking, o Banco Mundial analisa seis itens (Consistência/ Confiabilidade, Rastreamento de Carga, Competência dos Serviços, Disponibilidade de Transporte, Procedimento de Alfândega e Infraestrutura), com o Brasil tendo ficado na 49ª posição no item Infraestrutura, novamente à frente apenas da Rússia. (fonte: Banco Mundial)

      O desbalanceamento da estrutura de transportes de carga impacta não apenas a economia do Brasil como um todo, como também leva ao aumento dos gastos das empresas com logística. Exatamente por isso é vantagem investir em empresas parceiras para fazer a sua logística, pois elas acabam diluindo os custos relacionados com a operação, entre vários clientes, além de contar com um amplo leque de parceiros, para as mais diversas atividades da logística. Deixe essa operação para quem é especializado já há muito tempo nisso.

      A MLC conta profissionais com anos de experiência, e que estão prontos para lhe auxiliar com soluções perfeitas para seu problema, visando lhe oferecer economia e maior eficiência logística. Entendemos como a logística faz o diferencial de uma empresa e trabalhamos de forma flexível para atender com eficiência suas demandas.