Inteligência Artificial na Logística

ter, 20 de outubro de 2020 às 09:39

       Com o aumento da concorrência, a corrida econômica e a Inteligência Artificial saindo da ficção para a vida real, alguns setores deram pulos tecnológicos e a logística é um deles. A AI oferece diversos recursos, principalmente a automatização de processos diminuindo os custos e prazos e assim aumentando o lucro.

        Escoar produtos, levar matéria-prima e gerar riqueza com eficiência em um país tão grande como o Brasil, onde os modais de transportes nem sempre se interligam ou estão em boas condições, é um verdadeiro desafio para os players que querem se manter no mercado. Hoje a logística é responsável por até 35% dos custos de produtos de uma empresa.  A tributação, variável de cidade em cidade e de Estado em Estado também é um fator que influencia nas decisões logísticas do transporte de mercadorias pelas terras brasileiras. Então, garantir a eficiência de ponta a ponta do processo de logística é essencial para quem quer se destacar e ser competitivo.

       Se no passado tecnologias e AI eram algo assombroso e distante da nossa realidade isso mudou agora. Empresas com um bom setor de TI, automação inteligente e AI estão crescendo e auxiliando seus clientes para um crescimento ainda maior. Mas claro, sempre considerando a existência dos três elementos básicos para soluções de AI: dados sobre o negócio, infraestrutura de computação e desenvolvimento dos algoritmos em si.

       Dentro da logística a ciência de dados pode ser usada em diferentes propostas. Analisando o Sell-In (Venda do fabricante, da indústria para o canal distribuidor ou varejista) e o Sell-Out (passo seguinte da venda, a entrega ao cliente final) com AI, tantos as empresas de logística, como as empresas produtoras poderão encontrar pontos de melhoria para otimizar a cadeia de suprimento, podem criar algoritmos de predição para evitarem atrasos, perdas e quebra futuras na cadeia de suprimento e ainda poderão criar recomendação de novas estratégias. Trabalhando isso de maneira integrada e inteligente, oportunidades de negócios podem ser criadas; problemas na cadeia de suprimentos, previstos; entre outros fatores que incidem diretamente sobre a otimização da efetividade do empreendimento.


       De forma mais objetiva, a AI na logística pode oferecer:


- Diminuição de falhas: devido a alta tecnologia pode prever e evitar as falhas, e reduzir as necessidades de retrabalho e correções. 


- Aumento da produtividade: A capacidade de processamento dos computadores para análise e processamento dos dados em alta velocidade eliminando as tarefas repetitivas com eficiência superior   . O acesso remoto também favorece esse tópico pois ajuda a organizar o tempo gasto dentro da empresa.


- Redução de gastos: a AI propõe melhores soluções, aprimora os processos e reduz o percentual de falhas, em médio e longo prazo ela diminui os custos de determinados setores ou projetos.


- Melhoria nos processos de armazenagem: muitas atividades nesse processo podem ser melhoradas por máquinas e gerenciada por softwares.

- Otimização do transporte: coordenação em tempo e acompanhamentos em tempo real.


- Monitoramento: monitorar o processo logístico em tempo real, permitindo que empresa e seu cliente saibam onde o produto está.


- Otimização de rotas: Com cálculos precisos e algoritmos, a AI consegue encontrar rotas que contemplem todas as necessidades de entrega de forma mais rápida.


       Além desses benefícios todos, ainda temos uma maior previsibilidade dos processos, tendo noção dos prazos, num processo mais constante e confiável para a empresa e os seus clientes finais.