Qual a diferença entre SCM e logística?

qui, 12 de novembro de 2020 às 14:35

       Quando falamos dos aspectos internos de uma indústria, diversas dúvidas aparecem, inclusive a diferença entre logística e SCM, Supply Chain Management. Resumidamente, a primeira tem ligação com as entregas e estoque, e a segunda engloba um contexto muito maior.

       SCM ou Supply Chain Management tem como tradução: gestão da cadeia de suprimentos. E é normalmente estabelecido em uma empresa para aperfeiçoar e cadenciar processos, otimizar e balancear o fluxo da demanda com a operação, além é claro de estar focada em reduzir custos. Diversos são os processos englobados, que vão desde o planejamento de vendas e operações, compras, recebimento e armazenagem de materiais e produtos acabados, e expedição e entrega. Já a logística funciona como fator que tem foco na base operacional relacionada com a armazenagem e entrega de produtos acabados, ou seja, acompanhamento dos materiais, gestão de rotas e gerenciamento de pedidos e estoque.  É comum você integrar ao SCM da sua empresa, o seu parceiro logístico, ou em outras palavras, um operador logístico cuja especialidade é justamente o cuidado, e a performance destacada nas atividades de recebimento, armazenagem, separação, embalagem, expedição e entrega de pedidos.

       Para entender ainda melhor a diferença entre logística e SCM, abaixo citamos as atividades que normalmente fazem parte da gestão da cadeia de suprimentos:

•          planejamento de vendas e operações;  

•          gestão de compras;

•          estabelecimento de alianças estratégicas com fornecedores;

•          recebimento e armazenagem de matérias-primas e insumos;

•          gestão do ciclo do pedido;

•          gestão da logística;

•          suporte ao cliente final.


       A gestão da logística citada acima requer, como já mencionado anteriormente, uma especialidade destacada. É indispensável para um bom desempenho logístico:

•          pessoas capacitadas, e com experiência que as fazem especialistas no assunto;

•          tecnologias adequadas a suportar as diversas etapas do processo (WMS, RFID, TMS, etc...);

•          procedimentos racionalizados, consistentes, e que garantam produtividade e acuracidade nas atividades executadas


       De forma geral, essas são algumas das diferenças entre a logística e o SCM. São processos inter-relacionados, complementares, e cujo objetivo maior é fazer cumprir as regras e/ou premissas estabelecidas pela empresa, para equilibrar o nível de serviço oferecido ao cliente, versus o EBITDA que se tem como objetivo, e o capital de trabalho que se quer dedicar para suportar a operação.

Ficou interessado no assunto? A MLC pode lhe ajudar a encontrar a melhor forma para lucrar e integrar essas operações.