Logística e Robótica

qui, 17 de dezembro de 2020 às 16:36

       Algum tempo atrás sonhávamos com carros que se dirigissem sozinhos, entregas expressas via robôs e diversas tecnologias que facilitariam ainda mais o nosso estilo de vida. E felizmente essa já é a nossa realidade em muitos aspectos, a robótica já está operacional e vem para revolucionar a logística. 

       No passado a robótica foi destinada quase exclusivamente para tarefas repetitivas como linhas de montagem. Hoje em dia esses robôs são capazes de perceber, escolher, manipular e colocar uma variedade de produtos, objetos e ambientes menos estruturados. 
       E no setor logístico, como a robótica pode influenciar e beneficiar um campo tão grande e com tantas responsabilidades?

       Listamos cinco aspectos importantes dessa novidade tecnológica que vão revolucionar a logística e nossa cadeia de suprimentos: 

       1Robótica para assistência em carga e entrega pesada de produtos
Nas entregas, por vezes os distribuidores deparam-se com cargas pesadas ou manipulação especializada, precisando de auxílio de outro tipo de mecanismos para as transportar. Algumas empresas já utilizam a tecnologia para maior facilidade no processo;

       2 Robótica para embalagem e personalização de produto
Personalizar produtos de acordo com os perfis dos clientes é uma boa técnica para atrair clientes, mas requer tempo, esforço e dedicação humanos. A robótica vem para diminuir gastos e diminuir o tempo aplicado. 

       3Robótica para entrega e distribuição de encomendas
Há já hoje empresas que trocaram as pessoas por robôs para a entrega de encomendas, mais comumente pensados para entregas frequentes de encomendas e rotas curtas, dando como exemplo a distribuição através de drones da Amazon.

       4 Robótica para a gestão de stocks
Em empresas em que existe uma gestão dinâmica de stocks, o uso da robótica para este efeito pode ser uma grande vantagem para otimizar tempo e melhorar a assertividade, minimizando os erros.

       5Robótica para manuseamento de produtos na carga e descarga de contentores
Diversos produtos que são transportados em containers ou caminhões deveriam passar por um processo de embalagem e carregamento cuidadoso, tendo em conta as condições do transporte, duração e risco de acidentes de viagem. E a robótica pode auxiliar prevendo problemas e os evitando.