A questão da crise global de oferta e demanda de fretes internacionais.

qua, 08 de setembro de 2021 às 13:47

Em 2020, depois das primeiras medidas de lockdown em vários países, as previsões indicavam uma forte retração do comercio global, imaginou-se que a queda seria revertida no fim da pandemia no final de 2021.

No primeiro semestre do ano passado varias empresas interromperam suas atividades, o que pressionou as empresas de navegação a reduzir serviços e cancelar escalas para tentar mitigar prejuízos em função da queda de demanda.

No entanto, a retomada abrupta da economia em diversos países levou a uma dispara de encomendas de insumos e mercadorias do comercio internacional em níveis acima das projeções e da capacidade dos armadores e terminais portuários.

O padrão de consumo concomitantemente mudou pelo exponencial uso de compras online que consequentemente encurtou os prazos de entrega consumindo a capacidade logística, resultando na disparada do custo de transporte de containers, falta de equipamentos, filas de navios e limitação física da capacidade portuária. 

Os fretes no mercado spot estavam ao redor de US$2.000,00 por container antes da pandemia recentemente chegaram a US$10.000,00 em algumas rotas

A MLC Logística alia-se aos importadores e exportadores para resolver os problemas atuais através dos serviços de Fretes Internacionais ,da Logística de Distribuição, de Operações Portuárias atuando nos portos de Santa Catarina e com parceiros de logística em mais de 30 países.